segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O ensino religioso em escolas, o brasil é mesmo um país de todos?

         
 Alguns a consideram necessária, outros a consideram inútil e outros, como eu a considera extremamente prejudicial.
 A aula de ensino religioso ou como eu prefiro chamar "Aula de cristianismo" É muito comum em escolas municipais, estaduais e até mesmo em creches! (Mesmo sendo garantido na constituição o nosso direito à um estado Laico)
 O que todos sabemos que não ocorre na prática, assim como quase todas as leis que protegem o cidadão.
  Pois é, eu como quase todo estudante de escola pública fui obrigado à aturar essa merda da 1ª à 6ª série.
 Não foi fácil, pois eu sou cético desde os 12 anos, quando eu finalmente tomei vergonha na cara e passei a pesquisar o laicismo, aí eu descobri que, nem eu, nem nenhuma criança deveria ter aulas de ensino religioso, pois isso ia contra as próprias leis do estado.
 Descobri também que não deveria haver uma imagem de Nossa Senhora Aparecida na entrada do refeitório, nem um crucifixo na porta da diretoria. Descobri também que não deveriam nos distribuir panfletos evangélicos, e muito menos nos obrigar à fazer um presépio no natal. Descobri que eu poderia e DEVERIA relatar essa DESCOBERTA FANTÁSTICA a minha diretora, que, simpaticamente me respondeu: "Quem você pensa que é para achar que manda alguma coisa nessa escola?! A diretora sou eu e eu coloco na MINHA escola o que eu quiser! Saia da 6ª série, faça uma faculdade  e depois venha tentar mandar em mim, moleque." Isso na época me deixou ligeiramente puto. Eu, então fui acionar alguém que me entendesse; Minha mãe. Ela me disse que era bom eu ter ensino religioso pra eu "ser bonzinho quando crescer." Mais puto ainda decidi enfrentar a merda de frente! Passei a sair da sala sem ao menos pedir quando minha professora de ensino religioso adentrava a sala de aula, ela ficava louca, cheguei à reprovar um ano por conta das minhas tantas faltas e por conta de suspensões e, segundo eles " Rebeldia adolescente." Foi um ano perdido que valeu a pena! Mas meu ponto é: Porque ainda temos as aulas de ensino religioso,Nomes de  escolas, ruas, cidades, estados, monumentos, "homenagens" nas cédulas de Real Etc... Se a constituição federal nos garante um estado LIVRE DE INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS? Não seria melhor não prometerem, então? Ah, é! Estamos no país onde o povo aceita tudo que é prometido e qu nunca é cumprido.                                                                                                                                                    




Pra quem fugiu da escola, aqui vai a definição de ESTADO LAICO:
laicismo é uma doutrina filosófica que 
defende e promove a separação do Estado  
das igrejas e comunidades religiosas, assim
como a neutralidade do Estado em matéria religiosa.
Os valores primaciais do laicismo são a liberdade de 
consciência, a igualdade entre cidadãos em 
matéria religiosa, e a origem humana e 
democraticamente estabelecida das leis 
do Estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário